Como manter a rotina no recesso?
Como manter a rotina de treinos no recesso?
Fim de ano é sempre a mesma história.
Como manter a rotina? Trabalhando menos e dormindo mais?
O que fazer com as refeições?
Sabemos que é natural - e esperado - em um período de recesso aumentarmos as horas de sono, dispensarmos o despertador e não se preocupar tanto com a dieta.
Mas qual a melhor forma de minimizar os danos dessa (ausência de) rotina?
Dormir mais é bom e esperado nessa fase de resposição de energia. Pra quem consegue tirar uns dias de folga, nada mais reconfortante que acordar sem compromisso, sem obrigação.
Mas podemos dar uma equalizada nessa balança descanso/resultados.
Ninguém é louco de precisar se manter acordando exatamente nos mesmos horários de sua rotina - embora isso seria uma situação ideal.
Mas também não precisa haver exageros.
Estudos recentes mostram que períodos de sono maiores do que 8-9 horas podem gerar um impacto negativo no metabolismo e, consequentemente, nos resultados.
“Poxa, mas é o único período do ano que consigo descansar”.
Ninguém tá falando pra não descansar, muito pelo contrário. Mas dá pra otimizar.
Uma opção é deixar o período do sono noturno entre essas 8-9 horas e acrescentar uma soneca à tarde, preferencialmente após o almoço, de 45-90min. Dá pra manter uma qualidade de sono/recuperação sensacional sem estragar muito as janelas alimentares.
Por falar nisso, e as refeições? Pula aquelas que seriam no período que você vai estar dormindo a mais? Concentra duas em uma só? Come qualquer coisa que quiser, já que é recesso mesmo?
O ideal seria repensar os horários de todas as suas refeições e manter elas da mesma forma, apenas encurtando os intervalos entre elas, adaptando ao período que estiver acordado.
Também dá pra conversar com seu nutri e repensar essas refeições, montando a dieta numa quantidade menor de refeições.
Dá pra descansar e manter os resultados, sim!
Dr Rodrigo Santos Martinez
Deixe um comentário