Consultório Rodrigo Martinez

Respeitem o Esporte

Respeitem o Esporte

Viralizou ano passado um trágico vídeo de um acidente onde um jovem sofre uma lesão séria na coluna ao fazer um exercício de crosstraining.

Esse texto obviamente não é pra falar da bizarra cultura de compartilhamento de desgraça alheia, que tanto impera nos dias de hoje. As pessoas sabem o quão errado é compartilhar esse tipo de material, mas seguem compartilhando, e ainda mais, julgando e condenando.

Também não quero apontar dedos em determinada modalidade ou esporte. Todo e qualquer esporte envolve riscos físicos, e isso precisa ser bem entendido. E respeitado.

Chegamos então ao ponto desse texto/desabafo: RESPEITEM A PORRA DO ESPORTE!!!

Ninguém chega em um tatame de jiu jitsu, coloca um kimono e chama um faixa preta pra um rola. Ninguém chega em um treinamento de atletismo e pega uma vara de 15m pra saltar.

Mas, ultimamente, algumas pessoas se acham capaz de chegar e reproduzir algo que viram outra pessoa fazendo, seja em rede social ou no próprio local de treinamento.

Exercícios com carga envolvem todo um conhecimento da biomecânica do movimento, uma propriocepção afiada para entender exatamente o que está sendo executado, um controle corporal relacionado com o movimento que só se consegue com prática. E orientação de um profissional.

Não queira ser o bonito, o diferente, impressionar alguém, ou ai da querer “tirar o atraso” pulando etapas fundamentais no treinamento.

Qualquer “box” ou local de crosstraining sério tem uma etapa de adaptação e conhecimento dos movimentos, para entender exatamente o que o exercício demanda e a forma mais correta e segura de executá-lo.

Não ache que você pode jogar um peso de 100kg pra cima ea cabeça somente por você ter força para aquilo (e muitas vezes superestimam a própria capacidade). Você pode sim jogar o peso que for, desde que evolua o seu treino para tal.

Acabam condenando o esporte, alegando que machuca mais que os demais, por mais que os estudos provem o oposto, muito por essa super exposição de acidentes, principalmente graves.

Respeitem o esporte. Respeitem o atleta. Respeitem o profissional que orienta.

Dr Rodrigo Santos Martinez

Ortopedista e Médico do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *