Prática de Exercícios Físicos na Gestação
Prática de Exercícios Físicos na Gestação
Quando é associada a prática de exercícios físicos na gestação muitos pensam que a gestante deve fazer apenas exercícios leves como uma caminhada, hidroginástica, etc.
Estudos científicos recentes têm destacado os inúmeros benefícios que a prática da atividade física pode oferecer tanto para a mãe quanto para o bebê durante a gravidez.
Atividade Física para Gestantes
O recomendado é fazer pelo menos 150 minutos até no máximo 600 minutos por semana, moderadamente intensa dentro de uma semana, distribuídas em pelo menos três dias na semana, com no máximo 60 minutos por sessão de treino para evitar sobrecarregar e desgastar a gestante e o feto. Os melhores resultados estão nos treinos combinados, ou seja de treinos de força como musculação, treinamento funcional, crossfit juntamente com um aeróbico, como por exemplo, uma bicicleta estacionária, natação, caminhada na esteira, remo, escada, entre outros.
A atividade física ajuda tanto no bem-estar da gestante quanto ajuda numa série de complicações obstétricas, diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, entre outros.
A indicação de repouso, ou seja, indicar que a gestante fique sedentária é exceção!! Portanto, a gestante pode e DEVE fazer exercício sim!
Vale destacar que a gestante deve sempre buscar a orientação de um especialista, antes de iniciar qualquer programa de treinamento durante a gravidez.
Precisa de orientação? Conte conosco!
Referência Bibliográfica:
Physical Activity and Exercise During Pregnancy and the Postpartum Period: ACOG Committee Opinion, Number 804. Obstet Gynecol. 2020 Apr;135(4):e178-e188. doi: 10.1097/AOG.0000000000003772. PMID: 32217980.
Deixe um comentário