Adolescente pode fazer musculação?
Adolescente pode fazer musculação?
Cresci ouvindo que adolescente não poderia treinar, que exercício de força “fecha a linha de crescimento e deixa baixinho”.
Uma bobagem sem tamanho, sem explicação alguma e que com certeza prejudicou muita gente.
O exercício físico resistido traz diversos benefícios a TODOS os grupos de população, especialmente para aqueles que normalmente querem restringir: idosos, adolescentes, gestantes, pessoas com problema na coluna.
Em primeiro lugar, a melhora nos padrões de força vai melhorar a capacidade física individual. Adolescentes tendem a ser extremamente ativos, e uma musculatura melhor preparada diminui bastante o risco de lesões durante atividades comuns - correr, brincar, jogar futebol…
Mas sabemos que essas atividades já não estão em alta como era antigamente, o que automaticamente nos leva ao segundo ponto: obesidade. Infelizmente, os índices de obesidade na e adolescência tem aumentado muito, e a musculação é uma ótima forma de reverter isso.
O aumento da massa muscular facilita o combate a obesidade - além do que estimula outros hábitos mais saudáveis.
Não podemos negar o efeito lúdico e social da ida a uma academia: adolescência é aquela fase que todos passamos e sabemos o que o turbilhão hormonal faz com nossa cabeça: muitas vezes acabamos nos isolando e diminuindo o contato social; frequentar uma academia melhora e muito essa parte social - o que é ótimo para a saúde. Lembrar que saúde não é apenas ausência de doenças: é o conjunto de bem estar físico, mental e social.
Como toda e qualquer atividade física, envolve, claro, os riscos de lesão. Então, especialmente na adolescência, orientação profissional é fundamental.
E o grande risco da adolescência, sabemos, é a irresponsabilidade. Aí que mora o risco: hoje com a Interner qualquer um pode ter acesso fácil a anabolizantes. E é assim que pode ser comprometido o crescimento.
Muito cuidado!
Dr Rodrigo Santos Martinez
Deixe um comentário