Consultório Rodrigo Martinez

O problema da dieta é o final de semana

O problema da dieta é o final de semana

Parece meio óbvio, e na verdade é, mas as pessoas insistem em brigar com a realidade.

A grande dificuldade em um planejamento alimentar é convencer o paciente que o final de semana é fundamental no resultado final.

Como já ouvi uma vez falarem, só tem sucesso quem faz dieta aos finais de semana. Pode nem se preocupar muito de segunda a sexta, mas se seguir certinho o planejado sábado e domingo, o resultado vem.

O poder destrutivo do final de semana é matemático.

Pense que um trabalho de emagrecimento de qualidade se baseia no balanço calórico negativo, e isso é algo que tem que ser visto não somente diariamente, mas num espectro mais macroscópico.

Imaginemos uma dieta bem simplista, apenas para ilustar, baseada em um déficit calórico de 100kcal/dia. Se a pessoa segue a risca a dieta de segunda a sexta, e fura no final de semana, vai tudo por água abaixo. Se considerarmos que a dieta com esse déficit é bem regulada e não muito restritiva, um churrasco com cerveja no sábado e uma pizza na noite de domingo pode, facilmente, transformar esse déficit de 100 em um superávit de 500kcal/dia. E isso que estou sendo leve nos números.

Então, seguindo a dieta de segunda a sexta e furando nos finais de semana, em vez de um déficit semanal de 700kcal, teremos um superávit de 500kcal. E sabemos que normalmente estamos falando de calorias vazias. Relembrando que estamos sendo muito simplistas nos cálculos – a pessoa teria que se comportar em todas as outras refeições pra não chutar o balde ainda mais longe.

E se levarmos em consideração que o final de semana normalmente começa no happy hour de sexta à tarde, reduzimos ainda mais a Matemática: dos 7 dias da dieta, 2,5 (quase metade) está totalmente fora do planejado. E aí a pessoa se frustra com a falha do resultado e, invariavelmente, culpa o profissional pelo seu próprio mau resultado.

As pessoas querem ter 100% de resultado não fazendo nem 60% do trabalho. Não seria justo com quem se dedica ter o mesmo resultado da galera que vira e mexe ta furando o planejado.

A vida é dura. Mas justa. A matemática explica.

Dr Rodrigo Santos Martinez

Ortopedista e Médico do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *