Qual whey protein devo tomar?
Qual whey protein devo tomar?
O whey há muito deixou de ser um suplemento da galera maromba e passou a ser rotina na vida da população, sejam atletas, idosos, pessoas tentando emagrecer ou quem não tem tempo pra fazer uma refeição de verdade e usa como substituto.
Mas, o que exatamente é o Whey?
Whey protein é um suplemento feito a partir da proteína do soro do leite. Possui diversos aminoácidos essenciais que são rapidamente absorvidos. Seu alto teor proteico e aminoácidos ativam a via da MTor (responsável pela síntese proteica) quando associado a exercícicos resistidos.
Existem 3 “tipos”, que variam em seu teor de proteína e conteúdo de carboidratos. São eles: concentrado, isolado e hidrolisado. A diferença principal está no método de obtenção e purificação.
O concentrado possui, em média, de 35 a 80% de proteínas na sua composição. Normalmente possui algum teor de gordura e carboidratos, como a lactose. O soro do leite passa apenas por uma filtragem e conserva carboidratos, minerais e gorduras.
O isolado apresenta cerca de 90% de proteínas e possui menos lactose, gordura e minerais. É obtido por meio de técnicas mais rígidas de extração e filtragem, sendo mais “puro”.
O hidrolisado fornece proteínas pré digeridas para serem absorvidas mais rapidamente. Passa por um processo de quebra dos aminoácidos, facilitando a digestão e a absorção.
Mas qual o melhor? Qual traz mais resultado?
No geral, o concentrado vai atender bem a maioria das pessoas. Possui uma concentração bacana de proteínas, sem exageros de carbo e gorduras.
O isolado vai ser mais interessante, principalmente, em quem tem intolerância a lactose (pode servir também pra dietas de baixo carbo).
Já o hidrolisado só teria indicação em pessoas com alguma alteração digestiva/absortiva, como pós bariátricos.
Então, se você não se enquadra em nenhum desses grupos, economize seu dinheiro e vá de concentrado mesmo!
Dr Rodrigo Santos Martinez
Deixe um comentário