Pacientes de primeira consulta
Pacientes de Primeira Consulta:
quem são, o que comem, onde vivem?
Os chamados pacientes de primeiras consultas não são simplesmente aqueles que pisam a primeira vez no seu consultório.
São pacientes que passam uma única vez com determinado médico.
Normalmente, são pessoas que já chegam antes da consulta com a conduta que ele quer na cabeça, independente do que o médico possa pensar.
Possuem um objetivo fixo, normalmente aliado a uma falta de compromisso, e buscam um apoio moral de um profissional para fazer aquilo que ele quer fazer – não importa o que o médico diga.
Se o médico não concordar, e não fizer exatamente o que ele queria, ele simplesmente não retorna na consulta, e parte pro próximo profissional. Tendo feito ou não o que o médico sugeriu, não é culpa dele não ter atingido o resultado esperado.
É culpa do médico, que não fez o combo “o que ele queria + solução mágica para tornar possível”.
E vai reclamar pra quem indicou. Vai reclamar pra quem pedir indicação. Vai reclamar com o próximo médico.
E ai dele se não fizer aquilo que ele “precisa”.
Coloca o médico na lista maldita de “maus profissionais”, não conseguindo perceber que sua frustração é resultado de suas escolhas – ou da falta de.
E nisso segue sua jornada, de médico em médico, de consultório em consultório, tendo um gasto cada vez maior para um resultando insistentemente menor. E esse gasto não é só financeiro.
Aos poucos vai jogando sua saúde no lixo.
Até que um belo dia encontra um profissional que faz exatamente aquilo que ele queria. Não importa anamnese, exame, nada.
O paciente fica feliz. O novo médico fica feliz. A classe médica fica triste.
(E você pode substituir “médico” por qualquer profissional que trabalhe com promoção de saúde e bem estar. A conta e a sequência costumam ser similares).
Dr Rodrigo Santos Martinez
Deixe um comentário