Consultório Rodrigo Martinez

Meu amigo operou da coluna e não ficou bom

Meu amigo operou da coluna e não ficou bom

Quem nunca ouviu isso? Sendo médico ou não, todo mundo já ouviu alguém comentando sobre uma cirurgia de coluna que não fica legal… Mas pq será que isso acontece? Cirurgia de coluna evolui mal mesmo? Operar coluna é perigoso? Vai ficar sem andar depois?

Muita calma nessa hora. Como dizia o poeta, palma palma palma, não priemos cânico!

Cirurgia de coluna pode até ser algo delicado sim; mas, um cirurgião de coluna só opera coluna. Então, por mais que isso seja delicado e soe absurdo jogar a medula pra lá e pra cá, é o dia a dia do cirurgião.

Recentemente tive uma experiência próxima onde rolou uma cirurgia que ocorre clampeamento da aorta. AMARRAM A AORTA E FICA SEM SANGUE NAS PERNAS. Sim, pra mim é algo sem pé nem cabeça. Mas, pro cirurgião vascular, é a rotina dele.

Então, não tenha medo quando bem indicada; tenha, sim, em casos de superindicação – sabemos que, infelizmente, isso acontece mais do que deveria. Um bom médico (e honesto) é fundamental para o sucesso do tratamento.

Mas, pq existem tantos casos de pacientes operados da coluna que não evoluem bem? É lenda? É azar? Acontece mesmo?

Então, acontece. Mas qual o motivo?

Sabemos que ouvir “você precisa fazer uma cirurgia” não é algo que iniciamos o dia querendo ouvir. Ainda mais a tão temida de coluna.

Então, não é raro, uma boa indicação cirúrgica assusta o paciente e ele foge. Dá aquela sumida básica por medo. Mas não vai melhorar. Pelo contrário: a tendência é ir piorando cada vez mais.

Até a hora que ele não aguenta mais e resolve procurar o médico para, enfim, fazer a cirurgia.

Só que muitas vezes o timing da cirurgia já foi. Piorou a ponto de já não resolver o problema: vai apenas evitar que piore ainda mais a situação.

E explica-se isso. “Olha, não dá pra garantir que vai melhorar muito agora, mas vamos ter certeza que não vai piorar”.

O paciente concorda. Entende. Faz a cirurgia. Aí passa o pós cirúrgico e ele percebe que não cessou totalmente a dor (conforme previamente conversado). E ELE FALA PRA TODO MUNDO QUE OPEROU A COLUNA E NÃO FICOU BOM.

Então, cabe a nós seguirmos orientando e ressaltando a importância de operar no momento ideal. Aí sim a cirurgia vai ser um sucesso completo.

Dr Rodrigo Santos Martinez

Ortopedista e Médico do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *