Consultório Rodrigo Martinez

Whey e Carnitina

 

Proteína de Soro de Leite e Carnitina Não Se Misturam

A carnitina funciona transferindo os ácidos graxos para a mitocôndria, onde são queimados por energia. Apesar do papel central da carnitina na oxidação de ácidos graxos, a suplementação com carnitina demonstrou não ter influência na queima ou perda de gordura, quando consumida sozinha. Por outro lado, uma investigação mais recente de Wall et al. demonstrou uma maneira de aumentar os níveis de carnitina muscular, que na verdade aumentavam a oxidação de ácidos graxos e a perda de gordura. No estudo, os pesquisadores deram carnitina aos indivíduos enquanto administravam insulina e glicose simultaneamente. Este tratamento gerou um aumento significativo nos níveis de carnitina, o que estimulou a oxidação de gordura durante exercícios submáximos de alta intensidade. Estes resultados sugerem que a captação celular de carnitina é aumentada quando tomada em conjunto com uma refeição rica em glicose, que estimula a secreção de insulina e impulsiona a carnitina para a célula muscular.

Como o aumento do conteúdo de carnitina muscular representa uma intervenção atraente para diabetes e obesidade tipo 2, outro estudo de Shannon et al. investigou se a proteína de soro de leite combinada com a ingestão de carboidratos poderia reduzir a necessidade geral de carboidratos para estimular a captação de carnitina mediada por insulina no tecido muscular, pois a proteína de soro de leite é rica em leucina, o que estimula potentemente a secreção de insulina.

Além disso, a capacidade da proteína do soro de leite promover a perda de gordura e aumentar a massa corporal magra também a torna uma escolha melhor do que carboidratos para esta tarefa, especialmente em diabéticos tipo 2 e população obesa. Apesar disso, os resultados deste estudo surpreendentemente mostraram que a ingestão de proteínas de soro de leite com uma quantidade menor de carboidratos impedia completamente a captação de carnitina em vez de aumentá-la, apesar de um aumento comparável dos níveis de insulina com o grupo que ingeria carboidratos isoladamente. Como resultado, o uso combinado de proteína de soro de leite e carboidrato para aumentar os níveis de carnitina para perda de gordura provavelmente não é suficiente e, portanto, não é recomendado.

Dr Rodrigo Santos Martinez
Ortopedista e Médico do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *